A psicologia e o marketing

#040 24 A psicologia e o marketing

Para melhorar seus resultados, as equipes de marketing das empresas frequentemente se valem da análise dos pensamentos e comportamentos humanos para ajudá-las a desenvolver materiais e campanhas que atraiam seu público-alvo.

Este conceito é conhecido como psicologia aplicada ao marketing, e ajuda as empresas a:

  • entender e melhorar o relacionamento com os clientes,
  • vender produtos de forma mais eficaz,
  • aumentar a receita e
  • alavancar os lucros da companhia.

Para o profissional de marketing, aprender mais sobre psicologia aplicada pode ajudá-lo a melhorar suas habilidades e a criar campanhas de marketing mais bem-sucedidas.

O que é psicologia em marketing?

O objeto de estudo da psicologia é o comportamento humano. Como ciência, ela procura entender como os fatores biológicos, sociais e culturais moldam as ações e reações das pessoas a estímulos do ambiente; no marketing é o estudo e a aplicação de como a mente humana interage com o ambiente e responde a vários materiais e estratégias; nos negócios, esta prática ajuda bastante as empresas a alinhar suas estratégias, conteúdos e processos de comunicação com as tendências de comportamento daquele consumidor que elas pesquisaram e identificaram como seus potenciais clientes ou consumidores.

Em pouco mais de 70 anos, o marketing mudou seu foco de como resolver um problema logístico de escoamento dos excessos de produção pós II Grande Guerra para se dedicar a entender o foco do cliente. Quando nos referimos a foco, estamos pensando na forma como as pessoas:

  • resolvem seus problemas,
  • tomam suas decisões,
  • pesquisam sobre algo e
  • interpretam as informações que recebem,

para aprender como os consumidores pensam e se sentem durante a experiência de compra.

Como as empresas usam a psicologia no marketing

Quando as empresas usam princípios de psicologia em marketing, a técnica, geralmente, é apelar para as emoções, necessidades ou desejos dos consumidores de modo a persuadi-los a se tornarem seus clientes e, com o tempo, leais.

O uso dos princípios da psicologia no marketing, também, pode ajudar as equipes a reduzir custos nas empresas ao tomar melhores decisões e otimizar seus materiais de campanha de marketing.

O emprego desses princípios, sob a ótica do ambiente interno das corporações é estratégico e pode ajudar as equipes de marketing a garantir o tão necessário  alinhamento com a missão e os valores da empresa.

Algumas das maneiras mais comuns pelas quais as equipes de  marketing incorporam a psicologia em suas atividades incluem o uso de uma linguagem que evoque um certo pensamento ou emoção esperados no público-alvo, através da produção de materiais mais persuasivos e a adoção de determinadas cores ou imagens que provoquem uma resposta positiva nas pessoas.

A psicologia aplicada ao marketing, também, pode contribuir para o desenvolvimento de programas de conscientização para causas sociais ou ambientais, na propagação de um modelo de comunicação não violenta, respeitosa e inclusiva e a estimular a prática cotidiana da integridade nas pessoas.

Como o marketing atual tem se concentrado em entender o que motiva as escolhas humanas, o uso da psicologia no marketing tem-se revelado um hábito cada vez mais presente nas empresas.

Em um próximo artigo eu vou apresentar alguns princípios da psicologia que caem como uma luva nas ações de marketing e que se não houver sectarismo, de ambas as partes, pode dar negócio.

Semanalmente eu publico um artigo sobre gestão, negócios e empreendedorismo. Se quiser saber mais sobre esses assuntos, acesse meu site,  vídeos no meu canal no Youtube, Gotas di Gestão, podcasts no Spotify ou pode me enviar uma mensagem no privado. Responderei com muito gosto. Enquanto isso, deixa um like nessas plataformas e indica para seus amigos assinarem e tornarem esse conteúdo mais relevante.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Artigos mais recentes:

Redes Sociais: