Aos poucos estamos saindo da quarentena imposta pela pandemia. Já se nota no trânsito, nos shoppings e nos restaurantes.
Nem todo mundo, porém, se sente à vontade depois de tanto tempo recluso. Esse post é para você que é menos extrovertido, que é mais reflexivo, enfim, que prefere ficar na sua.
Você se considera tímido?
Você se sente desconfortável quando está cercado por pessoas?
Você gostaria de superar essa timidez?
Nesse período em que as pessoas estão confinadas e forçadas a estudar ou trabalhar à distância, muitas têm enfrentado um enorme fantasma para criar e manter um relacionamento: a timidez!
Antes de mais nada, preciso te dizer uma coisa : não há nada errado em ser tímido, assim como não há nada errado em ser extrovertido.
A timidez é apenas uma emoção simples, não um traço permanente de personalidade. Quem é tímido tem total condições de mudar isso.
A seguir, apresento algumas sugestões simples, porém, eficazes e que podem ajudá-lo a superar seu sentimento de timidez. Repito, timidez é um sentimento. E, sentimentos, podem ser substituídos.
Construindo autoconfiança
Autoconfiança é saber que você é especial. Aliás, todo mundo é especial, incluindo sua celebridade favorita. Ser especial é ter alguma característica diferenciada a oferecer ao mundo. Sua celebridade favorita pode ser um bom cantor, um jogador de futebol, um parente ou, simplesmente, seu amigo do trabalho.
E quanto a você?
Com certeza há algo em você que o torna especial. Olhe para dentro de você e descubra o que é. Pense nisso, em vez de fixar na sua aparência, na sua voz ou em como você se veste.
Você deve investir e lapidar aquilo em que você é especial.
E quaisquer que sejam seus problemas consigo mesmo, não devem torná-lo tímido. Todo mundo tem problemas. E eles não são, necessariamente, tímidos.
Sorria e sinta-se confortável
Em tudo que você faz, demonstre ser amigável. Um sorriso pode fazer maravilhas por si só e essa atitude amigável se traduzirá em sua linguagem corporal. Seus amigos ficarão mais próximos de você e o ajudarão em seu trabalho para superar a timidez.
Sorrir é, simplesmente, um reconhecimento amigável de outras pessoas, sejam elas amigas ou completamente estranhas.
Definitivamente, alegrará o dia da pessoa para quem você sorriu. E, surpreendentemente, ela também iluminará o seu dia. Tente.
Visualização
Os atletas de alta performance usam muito uma técnica chamada visualização. É simples, mas muito eficaz.
Após treinarem durante meses, nos dias que antecedem os grandes eventos, a primeira coisa que fazem todas as manhãs é sentar e relaxar por cerca de 15 minutos. Durante esse tempo, eles fazem apenas uma coisa: se imaginam vencendo a competição.
Você pode fazer o mesmo. Experimente. Feche os olhos e imagine uma situação em que você normalmente é tímido. Agora, basta substituir isso por imagens nas quais você está confiante no seu desempenho nessa situação. Você pode até rever que técnicas utilizou para construir o cenário imaginado. Agora, faça isso todos os dias. Você se surpreenderá logo, logo, com os resultados obtidos.
Boa postura
À primeira vista, isto pode parecer bobagem, mas às vezes, pode ser a postura do nosso corpo que nos deixa tímidos sem que saibamos disso.
A boa postura e falar com clareza despertam algo em nós e na outra pessoa. Ficar ereto e olhar a outra pessoa nos olhos acendem uma chama de confiança dentro de nós. Passamos a nos sentir seguros naquilo que estamos falando e, sem qualquer estímulo, tendemos a falar com muita clareza porque sabemos que a outra pessoa está nos ouvindo bem.
Ninguém está te observando
Manter-se no estado de hiper-alerta é uma “pré-ocupação” de pessoas tímidas.
Você acha que as pessoas estão olhando para você quando você atravessa a rua? Você acha que alguém está preocupado com o seu cabelo ou com a cor do seu sapato? Por que você não observa se essas pessoas estão olhando para os outros também?
A verdade é que ninguém está realmente observando ninguém tão atentamente. Isso inclui você.
Superar a timidez exige trabalho e dedicação e somente você pode resolver.
Obter ajuda profissional de um mentor-coach é muito bom, mas, ao final, é você quem sorrirá, se apresentará e seguirá sua caminhada mais confiante.
Nossa equipe pode ajudá-lo nessa jornada. Se precisar de ajuda, entre em contato.
Ensinamento da semana: “O melhor caminho para se sair de uma dificuldade é através dela” Autor desconhecido