Crenças sobre motivação ou é difícil motivar?

#8 Crenças sobre motivação ou é difícil motivar?

Queixa frequente entre empresários e gestores, principalmente, após o advento da pandemia e do trabalho remoto: 

O moral da tropa anda  baixo, não sei mais o que fazer para motivar meus funcionários“.

De fato, motivar pessoas é um grande e permanente desafio. A explicação para isso pode ser um entendimento equivocado sobre motivação. Vamos rever algumas crenças que até hoje perduram sobre o assunto:

  1. Pessoas são motivadas somente por dinheiro. Muito embora seja um tema controverso, recentes pesquisas apontam que a motivação dos indivíduos e das equipes pode perfeitamente ser obtida sem benefícios financeiros. Um “muito obrigado” sincero da chefia, um tapinha nas costas na hora certa, uma mensagem (whatsapp ou email) de reconhecimento ou agradecimento, um aperto de mão, e muitas outras formas, nada disso requer um real de gasto e surtem efeito. É certo, porém, que nada disso paga os boletos do mês.

2. A motivação deve partir da liderança. Obviamente, não é verdade. A motivação não é prerrogativa da chefia; ela pode partir dos pares (colegas) bem como dos subordinados para o líder.

3. Motivação é o que impulsiona as pessoas. Nesse sentido, motivação é tudo aquilo que faz o empregado se levantar da cama pela manhã, dirigir-se para o trabalho e realizar o seu melhor em qualquer situação (presencial ou remoto). A motivação, já se sabe, vem do interior da pessoa. Assim como é verdade que não se pode distribuir e nem comprar doses de motivação, também se reconhece que ela provoca em cada pessoa, um sentimento de dever cumprido, de auto realização por um trabalho bem feito e conduz a um estado de empoderamento para enfrentar diversas situações cotidianas.

4. A chave da motivação está no engajamento do empregado. O que se constata na prática é que para as pessoas se sentirem pertencentes a uma organização elas precisam de um conjunto de regras claras, concisas, consistentes, significativas e bem comunicadas. Só assim, estarão aptas a jogar o jogo. Se os trabalhadores, no entanto, são considerados meras peças de uma máquina que funciona segundo regras pré-estabelecidas e inegociáveis, eles vão se sentir como tal e só vão cumprir tabela, sem conexão, com muito pouca ou nenhuma motivação intrínseca.

5. Elementos genéricos como pressão, cobrança por resultados e promoção podem motivar funcionários.

A melhor motivação é observar e conhecer as reais necessidades dos empregados. Pode ser um simples treinamento ou não ter que trabalhar sob a coordenação de um superior que não reconhece ou não identifica o potencial dos seus liderados. Com base na minha experiência, a melhor forma para motivar os funcionários é, antes de mais nada,  conhecer quais são as suas necessidades.

Pessoalmente acredito que a motivação duradoura emerge do alinhamento do MV2P (missão, visão, valores e propósito) da organização com o MV2P dos trabalhadores (tanto como indivíduo quanto como equipe). Isso só pode ser conseguido a partir do desenvolvimento holístico dos indivíduos e do progresso geral contínuo. 

A primeira dica para quem deseja motivar um funcionário, um elemento da sua equipe ou um familiar é conversar com ele. Procure ouvir para descobrir o que ele pensa, onde quer chegar, o que ele gostaria de fazer e o que o motivaria a dar o melhor de si.

A partir desse ponto encontre um trabalho que se adapte a ele; se não for possível no momento, explique porque você precisa que ele faça aquele trabalho que você está solicitando. 

Dessa forma, no mínimo, a tarefa será executada da melhor forma, respeitadas as limitações das competências da pessoa. Com certeza, você conquistará a lealdade, a boa vontade e a solicitude desse colaborador. De quebra, você poderá ter achado um novo líder.

Ensinamento da semana“A semente de todo hábito é uma única e minúscula decisão”. James Clear 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Artigos mais recentes:

Redes Sociais: