Mindfulness, o Agora, em Qualquer Lugar

#28 Mindfulness, o agora, em qualquer lugar

Tem certos conceitos que a gente aprende em cursos, palestras, workshops nos finais de semana, mas, na segunda-feira, quando voltamos para o mundo real, bate aquela dúvida terrível: como eu faço isso?

Um desses casos é o mindfullness. Confesso que, também, passei por esse dilema. Aí me veio à mente um dito popular que dia desses ouvi em uma novela da TV; a certa altura do capítulo diário da série, o personagem central, que se mostrava refratário à ideia do seu filho de querer implantar novas tecnologias no agronegócio do pai, sacou o seguinte: “filho, aprendi com meu pai que, de bicho, a gente aprende com bicho”.

Então, repetir aqui que:

  • a prática do mindfulness vai te ajudar na melhoria do seu bem-estar físico e mental; 
  • vez por outra você se vê pego por uma teia de pensamentos ansiosos;
  • a soma desses pensamentos negativos vai impactar na sua produtividade, na sua autoestima e no seu bem-estar,  

além de não resolver o seu problema, ainda vai agregar mais motivos para você se preocupar.

Tendo isso claro, vamos ao que interessa. Aqui vão algumas dicas bem práticas para você começar uma nova vida, focada no agora e no aqui, seja aonde for, na sua casa, no seu trabalho ou na sua comunidade. 

Como tudo na vida, não é preciso fazer tudo de uma vez. Escolha uma das dicas e comece a praticar diariamente; vá incorporando outras, na medida em que for percebendo que ela está te trazendo resultados e que o seu corpo ou sua mente pedem um pouco mais. 

Para que você não se perca e nem se frustre, quero te adiantar que existe muito material disponível na internet; e aqui, de novo, vale a máxima: não tem certo nem errado; o que tem é o mais adequado a você e ao momento em que você se encontra. Vou dar 5 dicas, apenas. Já dá pra começar.

Prática #1: A gratidão logo ao acordar.

Agradeça às coisas mais banais: ter uma cama para dormir, uma água fresca para se lavar, uma roupa para vestir; ter acordado vivo e com saúde. Lembre-se, também, de agradecer às pessoas: cônjuge, filho, pais, prestadores de serviço, colegas de trabalho.

Prática #2: A respiração consciente 

Respiramos automaticamente. Procure, ao menos três vezes ao dia praticar uma respiração consciente. A respiração é uma excelente âncora para trazer você de volta para o foco, fugindo das distrações diárias. Veja como é fácil.

Inspire pelo nariz contando até 1;  segure o ar contando até 4; enquanto prende o ar, imagine um ponto dentro de você de onde você irradia luz para todo o corpo; solte o ar pelo nariz contando até 2, no mesmo ritmo com que inspirou; repita esse ciclo por 10 vezes (contribuição da Dra Yara Prates, psicopedagoga e mentora parental).

Prática #3: Conecte-se à natureza

Mesmo morando nas grandes cidades, reserve alguns minutos do seu dia e permita-se olhar pela janela para as nuvens do céu, para as árvores do jardim ou da rua, para os pássaros voando, para uma flor no vaso da varanda, simplesmente, observe o ambiente.

Prática #4: Sentir suas próprias emoções

Toda a vez em que você enfrentar uma situação de estresse (no trabalho, em casa ou na faculdade), reserve uns minutos para refletir sobre que lições podem ser tiradas das emoções que você sentiu. Que recado está sendo dado para você?

Prática #5: Espírito, mente e corpo se completam

A atividade física regular ajuda você a se conectar com sua essência, acalmar sua mente e trazer equilíbrio para o seu dia a dia. Frequente uma academia ou faça exercícios físicos regulares pelo menos três vezes por semana. Uma simples caminhada traz muitos benefícios ao corpo, à mente e ao espírito.

Ensinamento da semana: “Se avexe não, toda caminhada começa no primeiro passo”, [Accioly Neto, autor da música A natureza das coisas]

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Artigos mais recentes:

Redes Sociais: