Ontem, dia 3/11/2025, foi um dia muito especial para nós. Um dia daqueles em que ousamos dizer a plenos pulmões “Valeu a pena!”
Recebemos em nossa casa uma família cuja memória guardamos com muito carinho no fundo do nosso coração.
Acontece que minha mulher @yaraprates e eu fomos sócios, e ela Diretora, de uma escola de Educação Infantil e, posteriormente, Ensino Fundamental I e II, no período 1980 a 2005. Localizado na franja da Zona Norte (bairro do Tremembé), era uma escola pequena mas que sonhava grande. Não à toa seu nome era Centro Educacional Don Quixote e seu lema, “um exercício de vida”.
Apaixonados e orientados pelos princípios pedagógicos ditados por Maria Montessori, médica e educadora italiana no início do século passado, praticávamos a ideia de que o aluno era o protagonista do seu próprio desenvolvimento. Não é o que se vê hoje nas empresas líderes em seus segmentos de atuação?
Dois desses alunos, ambos na faixa dos 40 anos, acompanhados de sua mãe, nos visitaram após quatro décadas de terem deixado a nossa escola. Karina formou-se em psicologia e atua como designer gráfica em uma editora de livros pedagógicos e Henrique, formado em Comunicação é coordenador de comunicação de uma unidade do Sesc em São Paulo. A mãe, Isabel, segue professora de matemática e acalenta o sonho de empreender (em busca parceiro para cessão de espaço) no ensino dessa disciplina para pessoas com dificuldade nessa área e o pai, Reinaldo, falecido era representante comercial.
Muito embora não tenhamos registrado fotográficamente o nosso encontro, a mensagem que acompanhou um pequeno mimo com que nos presentearam fala mais que 1000 imagens. Valeu a pena!