Por que, primeiro, os mais próximos?

#036 24 Por que, primeiro, os mais próximos?

Senhores passageiros, em caso de despressurização da cabine, máscaras cairão automaticamente à sua frente.

Coloque primeiro a sua e, só então, auxilie quem estiver ao seu lado”.

Você já deve ter ouvido essa mensagem em algum voo comercial que tenha feito.

Ela encerra um princípio básico da preservação da espécie: ninguém consegue ajudar ninguém se não estiver em segurança.

Isso se aplica à segurança física, mental e emocional.

Agora, responda: quem está mais próximo de você do que você mesmo?

A lógica de ajudar os mais próximos antes de ajudar quem está distante (mesmo que essa pessoa seja vulnerável e esteja a seu lado) pode ser explicada por vários fatores. Vamos examinar cinco motivos.

1.⁠ Proximidade e Impacto Direto

Pessoas próximas, como você, sua família, amigos e comunidade local, estão geralmente mais acessíveis e o impacto da ajuda pode ser mais direto e perceptível. Ajudar alguém próximo pode criar um efeito positivo imediato na sua vida.

2.⁠ ⁠Responsabilidade Social

Existe uma percepção de responsabilidade moral e social em relação às pessoas mais próximas. Muitos sentem que têm uma obrigação maior de cuidar daqueles que estão ao seu redor.

3.⁠ ⁠Reciprocidade

Ajudar os mais próximos pode fortalecer laços sociais e criar uma rede de apoio mútuo. Essas pessoas são mais propensas a retribuir a ajuda no futuro, criando um ciclo de apoio contínuo.

4.⁠ ⁠Eficiência

Muitas vezes, é mais eficiente em termos de investimento de tempo e recursos, ajudar quem está por perto. A ajuda pode ser oferecida mais rapidamente e com menos custos logísticos.

5.⁠ ⁠Empatia e conexão emocional

A conexão emocional tende a ser mais forte com aqueles que conhecemos pessoalmente, o que pode aumentar a motivação para ajudar. A empatia por situações de pessoas próximas pode ser mais intensa, incentivando a ação.

Esses fatores, isolados ou combinados, criam uma forte motivação para priorizar a ajuda aos mais próximos antes de estendê-la a pessoas ou causas mais distantes.

E, não nos esqueçamos de que o mundo está cada vez mais conectado; esse alguém que nos é próximo, certamente está próximo de outro alguém e, assim, se estabelece uma corrente do bem que com o tempo criará um mundo melhor. Semanalmente eu publico um artigo sobre gestão, negócios e empreendedorismo. Se quiser saber mais sobre esses assuntos, acesse meu site,  vídeos no meu canal no Youtube, Gotas di Gestão, podcasts no Spotify ou pode me enviar uma mensagem no privado. Responderei com muito gosto. Enquanto isso, deixa um like nessas plataformas e indica para seus amigos assinarem e tornarem esse conteúdo mais relevante.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Artigos mais recentes:

Redes Sociais: