Ter indicadores ajuda?

images

Quando alguém te pergunta como está indo o seu negócio, o que você responde?

Pois bem, eu vou te dizer que é muito raro ouvir uma resposta objetiva de um empresário. Geralmente a resposta oscila entre o “vai muito mal” e o “vai muito bem”. E, mesmo assim, essa afirmação é feita em termos de puro achismo, sem uma base confiável.

Digo isso porque, pela experiência profissional de muitos anos em consultoria empresarial, a maioria dos empresários ou empreendedores foca tanto a rotina da sua empresa que acaba não dando a devida atenção às informações sobre o seu negócio; tanto as informações qualitativas quanto  quantitativas a respeito do desempenho dos seus processos em termos de eficiência, eficácia ou satisfação dos seus clientes. 

Em geral, um indicador permite acompanhar a evolução de uma variável ao longo do tempo, ou mesmo, compará-la com outras organizações do mesmo setor de atuação da empresa. 

Exemplos de indicadores: índice de defeitos de produto, lucratividade, rentabilidade, inadimplência dos clientes, absenteísmo dos funcionários, produtividade da área de produção, conversão de clientes pela área de vendas, perda de clientes. 

Os indicadores normalmente são agrupados em categorias que se relacionam com o objetivo que se está avaliando: podem ser indicadores estratégicos, de produtividade, de qualidade e de capacidade.

Independente da categoria,  no entanto, um indicador deve fazer sentido para a empresa e obedecer critérios de relevância perante os objetivos da organização. Se não, como se diz, vai ficar “mais caro o molho do que a galinha”. 

O mais triste é que, às vezes, as empresas gastam dezenas ou até centenas de milhares de reais e não conseguem avaliar se as coisas melhoraram, ficaram iguais ou pioraram antes e depois de investir essa dinheirama toda. E quando se dão conta dessa dura realidade é tarde demais.

Sabe porque isso acontece?

Primeiro, porque elas não têm o hábito de usar indicadores de desempenho ou KPI que são as iniciais de 3 palavras em inglês para indicadores chave de desempenho (key performance indicators). 

Segundo, porque não têm informações que permitam saber como andam os resultados em relação aos objetivos traçados no planejamento, ou comparar com os resultados do concorrente ou com os números de outras organizações do mesmo setor de atividade. Em certas ocasiões, o empresário nem mesmo tem claro quais objetivos quer atingir.

Medir resultados sistemática e periodicamente, por meio de indicadores de desempenho, permite que os gestores façam intervenções precisas e fundamentadas no funcionamento do seu negócio e que vão agregar valor à atividade da empresa, principalmente, perante os olhos dos seus clientes.

Da mesma forma que um dedo da mão aponta alguma coisa para nos chamar a atenção, um indicador de desempenho nos mostra quando algo está bom ou ruim e, por isso, deve merecer nossa atenção para melhorar. Esse assunto merece uma análise mais detalhada e será explorado em outra publicação. 

Se você quiser saber mais a respeito de como implantar indicadores de desempenho na sua empresa, me chame no privado. Nosso programa CMR – Consciência, Método e Resultado se aplica como uma luva para isso.

Ensinamento da semana: TER INDICADORES É O MÍNIMO QUE SE ESPERA!

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Artigos mais recentes:

Redes Sociais: