Uma simples figura pode trazer valiosas informações sobre diversas áreas do seu negócio. Uma delas diz respeito à geolocalização do seu cliente. E é aí que você tem a chance de aumentar suas vendas ou obter melhores resultados da sua operação!!!
O mapa de calor (ou heatmap, em inglês) é uma poderosa ferramenta para propor melhorias. Em sua versão mais recente, tem sido usado para mapear hábitos de navegação dos consumidores em sites. Mas, já teve outras aplicações.
Quem nunca entrou em uma empresa e se deparou com um grande mapa da cidade, do estado ou do país fixado na parede da área comercial, cheio de alfinetes coloridos? O objetivo era visual e qualitativamente identificar onde estavam (ou não estavam) os clientes.
Se você acha que isso já era, faça um teste. Responda a essas questões.
- Onde estão localizados os clientes mais leais à sua marca?
- Em qual região você vende produtos/serviços com maior margem de contribuição?
- Onde você está entregando pouco ou não está entregando nada?
- A sua taxa de entregas está compatível com o poder aquisitivo da região “X”?
- As caraterísticas do seu produto/serviço estão alinhadas com os hábitos de consumo do público de uma certa região?
- Os benefícios que você oferece são percebidos como valor na região “Y”?
- A comunicação que você usa para se relacionar com o seu público é compatível com o perfil daquela região?
- O seu preço está à altura do poder aquisitivo da região “Y”?
Assim como você analisa periodicamente como anda o ambiente interno da sua empresa – a receita, os gastos, o desempenho do seu time, a inadimplência dos seus clientes, a lucratividade, o índice de defeitos dos produtos etc – passe a estudar um pouco mais sobre o comportamento de suas vendas em termos da localização geográfica do seu cliente.
Às vezes, investir em uma campanha, por um curto período de tempo (uma semana ou um mês), pode dar o feedback de que você precisa. Pense em uma oferta de descontos progressivos na taxa de entrega por recorrência de compra do cliente, por exemplo. Essa ação pode ser uma forma simples para atrair novos clientes e criar um novo hábito de consumo, como aconteceu recentemente durante a pandemia.
Quantas pequenas empresas simplesmente “explodiram” em vendas ao incorporar a opção de delivery na forma de entregar valor? O que era uma contingência imposta pelas regras governamentais de isolamento social, passou a ser reconhecida como uma forte oportunidade de colher resultados, alinhada com práticas ESG (sustentabilidade). A economia voltou a funcionar, gerou trabalho para mais pessoas e o meio-ambiente, penhoradamente, agradeceu os menores índices de poluição. Sobre delivery, vou dedicar um artigo para tratar exclusivamente desse assunto.
Voltando ao tema do mapa de calor. Que tal “panfletar” na região onde sua presença é pequena? Não estou falando em distribuir folheto nas esquinas ou na caixa de correio das casas, o que fatalmente vai acabar nas ruas. Me refiro a criar uma campanha dirigida àquela região específica via facebook ou instagram? Ou ainda, dependendo do caso, anunciar em jornais de bairro (tablóides) que circulam regularmente na região?
Ensinamento da semana: A atividade vence o frio; a inatividade vence o calor; assim, com a sua calma, o sábio corrige tudo no mundo. (Texto Taoísta)