Você já deve ter ouvido a expressão:
“Essa empresa não vale nada!”
Provavelmente, você pensou: como não vale? Ela tem máquinas, equipamentos, pessoas trabalhando, produtos prontos para serem entregues, um prédio comercial até bonito e bem localizado! Não é possível que isso tudo não valha nada!
OPA!, de que valor estamos falando? Lógico que não é do valor econômico, mas de certa forma, sim, porque as coisas são correlacionadas.
Estritamente falando, estamos nos referindo aos valores morais, aqueles intangíveis, ligados a princípios e que ditam o nosso comportamento em tudo: enfim, como fazemos o que fazemos.
Os valores norteiam o nosso modo de viver, de agir e de tomar decisões. E, assim, influenciam diretamente a maneira como criamos a nossa missão e visão de futuro, tanto na vida pessoal como no âmbito profissional.
A maioria dos empresários com os quais tenho trabalhado em consultorias de gestão empresarial, não dão a devida importância para a definição de valores. Consideram até uma certa bobagem retórica. Outros, que já pensaram a respeito, não declaram para as partes interessadas no seu negócio quais os valores da sua organização.
A boa notícia é que, aos poucos, está caindo a ficha de que os valores são o princípio de tudo e regem a vida de qualquer ser humano.
Mas, afinal, por que é tão relevante definir e declarar os valores da organização? Motivos há de sobra, mas vou me ater a três que considero básicos, em especial no mundo corporativo.
O primeiro é que, ao declarar seus valores centrais, a empresa está dando publicidade aos aspectos que considera importantes na sua forma de atuar, seja com funcionários, clientes, fornecedores, acionistas, governo e comunidade. De imediato cresce a sua reputação no mercado perante as partes interessadas. Os diversos atores sociais passam a enxergar a empresa com bons olhos.
Em seguida, a declaração dos valores inspira e promove o engajamento da equipe de funcionários da empresa. Eles passam a ter mais clareza quanto ao negócio em que estão envolvidos. Passam a produzir mais porque vêm, acreditam e acabam vestindo a camisa da organização, metaforicamente falando.
E, terceiro, e talvez o mais importante, é que declarar valores exerce um efeito magnético de atração das melhores cabeças disponíveis no mercado, tão carente de mão de obra qualificada para os desafios que temos encontrado. É bom lembrar que atualmente os profissionais mais bem preparados são verdadeiros recrutadores das empresas onde vão querer trabalhar e não o contrário, como acontecia há bem pouco tempo.
Aprenda a definir os valores centrais do seu negócio através da ferramenta VALORES MAGNÉTICOS e sinta os resultados extraordinários em menos de 90 dias.
Ensinamento da semana: Abrir mão de valores é dar vez a dores.